ECD Realiza Mais uma Investigação Geoambiental de Alta Resolução - Parte 1

A ECD realizou em setembro, mais uma investigação geoambiental de alta resolução com tomada de decisão em campo. 

As premissas do trabalho foram as seguintes:

- O vendedor da área fez um trabalho correto do ponto de vista do Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Iniciou em 2002 (Tanques abastecimento), Investigação Confirmatória, Investigação Detalhada, fase livre, remediação, monitoramento. No 3º monitoramento para encerramnto, constatou “rebound”. A Consultoria dele propôs nova Detalhada, com mais poços, o Responsável legal deu OK nessa nova Detalhada.
- O comprador não está satisfeito com o trabalho, pois achou pouco conclusivo, embora correto. Resolveu fazer uma investigação de alta resolução para estabelecer o Modelo Conceitual, delimitar pluma retida, achar a fonte, instalar poços em camadas mais condutivas, elaborar um modelo de fluxo de massa.
- O comprador queria mais que uma investigação detalhada, ele uma investigação em alta resolução com tomada de decisão em campo para que a tomada de decisão fosse feita com embasamento suficiente. Para isso, ele precisava, entre outras coisas, de equipamentos adequados. A ECD sugeriu o uso do RCPTu e da Power Probe 9100-ATV. O primeiro equipamento iria determinar as zonas de fluxo e armazenamento para posterior screen de concentrações, após uma caracterização bem detalhada do meio físico; A Power Probe seria usada para amostragem de solo, amostragem de água Direct Push e slug test pontual.
- Como todos sabem, a ECD não realiza trabalhos de consultoria. Para realizar esse serviço, foi escolhida uma empresa com afinidade de ideias com a ECD no sentido de: prioridade no diagnóstico; tomada de decisão em campo; utilização das melhores técnicas e ferramentas; detalhamento do meio físico antes de avaliar concentrações; atenção total na etapa de coleta de dados. A consultoria escolhida para esse projeto foi a Fullgeo

Em breve, mais informações. Por enquanto, algumas fotos dos trabalhos de campo

Toda equipe e equipamentos posicionados para coleta de dados

Dados em alta resolução e tempo real para tomada de decisão em campo

Power Probe fazendo amostragem de solo Direct Push - Dual Tube

Log do ensaio RCPTu

Sonda ECD-TR-01 posicionada para ensaio RCPTu

Perfil heterogêneo - um desafio

Power Probe 9100-ATV










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Links Episódio #133 do Podcast Áreas Contaminadas - Diego Silva