Serviços Antiga

A ECD presta os seguintes serviços:

- Amostragem de Solo: especialidade da ECD. Temos ferramental Direct Push (cravação contínua com liner) Dual Tube e Piston Sampler. Usamos também o Single Tube revestido (por dentro) dos Trados Ocos Helicoidais (Hollow Stem Auger). Garantia de amostras o mais representativas possível, mesmo na zona saturada com material arenoso, tanto para descrição tátil visual (definição de unidades hidroestratigráficas) como para análises químicas. Valorize seu dado coletando boas amostras de solo.

Ferramental Dual Tube - Hastes externas revestem o furo enquanto as amostras são coletadas pelas hastes internas e liner

Ferramental Dual Tube com os retentores de amostra - core catchers

Ferramental Piston Sampler - fechado

Piston Sampler - Diagrama de funcionamento



- Varredura Vertical de Hidrocarbonetos com Caixa Preta de Luz UV-A: um produto da pesquisa e desenvolvimento da ECD, já publicado em artigo científico e apresentado em um Congresso em 2015. Consiste em um equipamento, que a ECD leva para o campo sem nenhum custo adicional para o cliente, que permite fazer uma varredura vertical de alguns hidrocarbonetos de petróleo, observando-se o liner com uma fonte de luz UV-A. Muito útil em sites com suspeita de contaminação por essas SQIs, para a definição de amostras de solo para serem enviadas ao laboratório e/ou para observar a interação meio físico-contaminante em alta resolução.

Caixa Preta de Luz UV-A

Amostra observada na Caixa Preta de Luz UV-A


Amostra observada na Caixa Preta de Luz UV-A


- Varredura Vertical de VOCs com Aquecimento em Campo (VVVAC): da mesma forma que a Caixa Preta de Luz UV-A, esse conjunto é disponibilizado pela ECD  nos trabalhos de amostragem de solo sem custo adicional. Serve para ajudar a Consultoria a fazer uma varredura vertical de compostos orgânicos voláteis (VOCs) com aquecimento em campo. Normalmente, essa varredura é feita fazendo furos no liner em distâncias regulares e medindo-se o VOC nesses furos. No entanto, algumas condições mascaram a presença desses VOCs, portanto, a ECD propõe o aquecimento de alíquotas de aproximadamente 5-10 mL de solo em um frasco tipo Vial até 80o C e a medição nesses frascos. Isso melhora sobremaneira a representatividade da varredura vertical, a um custo adicional praticamente zero

Material da VVVAC em uso 

Material da VVVAC preparado


- Ensaios RCPTu: também uma especialidade da ECD, como pode ser visto aqui. Serve para definir e delimitar, em escala de detalhe, as unidades hidroestratigráficas, especialmente as zonas de fluxo. Tem a mesma finalidade do HPT e do DPIL, com algumas vantagens e algumas limitações. Possibilita a realização de ensaios de dissipação de poro pressão, que fornecem a condutividade hidráulica naquele ponto, nas zonas de armazenamento.




- Coleta pontual de amostras de água: nas zonas de fluxo, o ideal é realizar uma amostra de água pontual, apenas nessa camada, ao invés de instalar poços de monitoramento. Uma das formas de fazer isso é através da amostragem Screen Point. A ECD possui ferramentas de aço inox, laváveis, ou de PVC descartáveis, com seção personalizada e hastes de 1 5/8''. Como padrão, utilizamos 30 cm. Pode ser realizada com ponteira retrátil, mas o ideal é com ponteira descartável, de nylon. Permite que seja realizado um ensaio tipo slug test por dentro das hastes, de preferência com transdutor de pressão.

Screen Point de PVC descartável, com 30 cm de seção, dentro das hastes de 1 5/8''


- Poços pré-montados: outra forma de se coletar água apenas nas zonas de fluxo identificadas é a instalação de poços pré-montados. Em relação à coleta pontual de água, tem a vantagem de ser mais rápido e a desvantagem de utilizar material (o poço), além do diâmetro menor. Os poços pré-montados da ECD são de fabricação própria, pois, em testes realizados por nós, os poços comerciais (nacionais ou importados) não mostraram boa capacidade de selamento após a instalação. Os poços têm 0.75'' de diâmetro e são instalados via Direct Push, por dentro das hastes do Dual Tube (2 3/8'').

Modelo Físico com poço pré-montado instalado


- Sondagem e instalação de poços de monitoramento, bombeamento, extração e injeção: A ECD conta com sondas hidráulicas tipo Hollow Stem Auger e Direct Push com grande capacidade montadas sobre caminhão, média capacidade montada sobre Trator e portátil montada sobre veículo ATV 6x4 (mais detalhes dos equipamentos aqui). Esses equipamentos realizam, com o padrão ECD de qualidade, sondagens com Trados Ocos Helicoidais (Hollow Stem Auger) de vários tamanhos, para instalação de poços de monitoramento convencionais, de 2'', ou de bombeamento, injeção, extração e outros. Por muitos anos, essa atividade foi o carro chefe da ECD.

- Instalação de Poços Temporários de Vapor - PTV para varredura horizontal de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs). A ECD desenvolveu os PTVs e realiza a instalação adequada desse dispositivo barato e eficiente para a determinação de fontes de VOCs.

Instalação do PTV - 1a etapa

Instalação do PTV - Selo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECD no Curso de Investigação de Áreas Contaminadas da AESAS e SENAC

Aula Prática no Curso de Remediação de Áreas Contaminadas do SENAC