Treinamentos - 2010

Foi finalizada, em março/2010, a primeira rodada do ano de treinamentos das equipes de campo.
Foram realizados treinamentos teóricos e práticos para todos os colaboradores: Geólogos, Engenheiros Ambientais, Técnicos, Estagiários, Encarregados, Equipe de Manutenção, Sondadores e Auxiliares de Sondagem
Os treinamentos teóricos para as equipes de Sondagem tiveram o objetivo de compreender melhor as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas e o papel que a sondagem desempenha nesse processo, incluindo os cuidados com saúde e segurança e, em especial, coim a qualidade dos trabalhos, que se refletem fortemente na coleta de dados das consultorias que nos contratam. Para as equipes de Amostragem de Água Subterrânea e Monitoramento Ambiental (Engenheiros e Estagiários), o enfoque foi: as novas tendências do mercado, novas tecnologias de investigação ambiental (observadas na North American Environmental Field Conference, entre outros) e a nova norma ABNT que está na fase final de elaboração. Para o pessoal da pesquisa e manutenção, foram estabelecidas metas para o desenvolvimento de equipamentos, máquinas e ferramentas para melhorar a qualidade e aumentar ainda mais a produtividade das equipes de sondagem.
Os treinamentos práticos foram feitos em um campo de provas da ECD. As equipes de amostragem de água subterrânea fizeram várias amostragens via Low Flow (Low Flow Sampling) com diversos equipamentos, em diversos poços com várias profundidades. As equipes de sondagem fizeram vários tipos de sondagem, com todos os equipamentos, diversas configurações, instalaram muitos poços de monitoramento e realizaram várias e várias amostragens de solo.
Todas as atividades práticas foram filmadas, editadas e, posteriormente, debatidas com as equipes.
A Direção da ECD considera que essa série de treinamentos foi um marco para a empresa, que conseguiu, além de capacitar tecnicamente todos os envolvidos, integrar todos e uniformizar os procedimentos de campo. Abaixo algumas fotos desses treinamentos:



Treinamento - Equipe Trado Mecanizado - Sondagem 10 metros para instalação de Poço de Monitoramento

Treinamento - Equipe Trado Mecanizado - Arrumação do Canteiro de Obra


Equipe de Trado Mecanizado efetuando Amostragem de Solo com liner até 8 metros. Ao fundo, o diretor Mauro Tanaka Riyis filmando a equipe

Treinamento - Equipe Hollow no Trator - Arrumação do Canteiro de Obra com novo suporte

Treinamento - Equipe Hollow no Trator - Amostragem de Solo Direct Push com liner até 15 metros


Treinamento - Equipe Hollow no Trator - Sondagem com Hollow Stem Auger para poço multinível - 15 metros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias