ECD no II CIMAS

II CIMAS

A ECD SondagensAmbientais esteve presente no IICongresso Internacional do Meio Ambiente Subterrâneo (CIMAS), realizado entre os dias 04 e 06 de outubro de 2011.
Esse é um evento já consagrado no meio, apesar de estar apenas na sua 2ª Edição, e conta com a presença de importantes nomes internacionais e nacionais.
Marcos Tanaka Riyis, Diretor Técnico e Rafael Muraro Derrite, Engenheiro Ambiental da ECD estiveram nos 3 dias do Congresso e acompanharam as palestras, mesas-redondas, e exposições de trabalhos, na forma oral ou de posters, além de visitarem os estandes da FENÁGUA, evidenciando a importância que a ECD dá à atualização de seus colaboradores e a importância de estar sempre sintonizada com as novidades e tendências no mercado.
 Mesa Redonda no II CIMAS

 Mesa Redonda no II CIMAS
 
Mais uma vez foi possível perceber, em todos os trabalhos ligados ao tema Áreas Contaminadas que a Investigação é uma etapa fundamental no processo de gerenciamento de áreas contaminadas, mesmo quando o tema do trabalho era Remediação.
Para citar 2 exemplos, um trabalho apresentado falava sobre um modelo numérico que previa a utilização de uma Barreira Reativa Permeável em um site, onde, para fazer o modelo, foram feitas centenas de sondagens e instalados dezenas de poços de monitoramento. Isso SOMENTE PARA FAZER O MODELO!!!! Apesar do autor não ter citado, tenho certeza que nenhum deles foi feito com Trado Manual. Isso evidencia que um trabalho bom necessita de uma investigação ótima, inclusive para diminuir os custos.

Em outro trabalho que tratava de Remediação, os autores falavam sobre Remediação Sustentável. Fica fácil perceber que, para uma remediação com menor “Pegada Ecológica”, menos gasto de energia, etc, é importante que o site esteja muito bem investigado, para não haver desperdício de recursos de nenhum tipo.

Outro trabalho que chamou a nossa atenção e, provavelmente, de todos que assistiram, foi aquele que estimou que a massa dissolvida de Benzeno na Franja Capilar é da ordem de 50%-70%. Apenas metade da massa de Benzeno está dissolvida na água!!!! Isso porque o trabalho foi realizado em uma formação arenosa, homogênea e isotrópica. Imagine se levarmos em conta a espessura da Franja Capilar com predominância de argila!!!! A confirmação desse fator levará a uma mudança grande de paradigma para investigações de LNAPL: terá que ser dada uma grande importância para a franja capilar e as investigações terão de ser muito mais criteriosas.

Com um evento dessa importância, a ECD, através de seus diretores Marcos Tanaka Riyis e Mauro Tanaka Riyis, apresentou um painel onde expunha a visão da empresa sobre a aplicação da Norma 15495-1 no Brasil. Esse trabalho, que em breve estará disponível para download, fala dos principais pontos falhos na maior parte da instalação dos poços de monitoramento no Brasil. Em breve, o resumo seá postado aqui, e o trabalho completo ficará disponível para download.
Abaixo, as fotos do painel


Autores do Painel


Painel colocado na sua área

Área do painel do horário de exposição

Houve muitos pedidos de explicação e muitas trocas de ideias e informações durante o horário da apresentação.
Pode-se dizer que a elaborção e exposição desse trabalho foi extremamente proveitosa para a ECD.

Por fim, fazendo um balanço do II CIMAS, novamente foi um excelente evento, e obrigatório para quem trabalha na nossa área e se interessa pelas novidades acadêmicas e do mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Links Episódio #133 do Podcast Áreas Contaminadas - Diego Silva