Treinamentos ECD-2012 - Parte 3: CPTu

Em mais uma etapa dos Treinamentos da ECD em 2012, buscando sempre a melhora contínua e uma avaliação formativa de seus colaboradores, foram realizados, na primeira quinzena de janeiro, testes exaustivos com o novo equipamento adquirido pela ECD, a Sonda CPTu com resistividade, ou R-CPTu.
Esse equipamento serve para realizar ensaios in-situ onde pode-se determinar alguns parâmetros do solo (resistência de ponta, atrito lateral, poro-pressão e condutividade elétrica) e com eles, dimensionar as fundações (em Investigações Geotécnicas) ou determinar com boa precisão o perfil litológico do solo e eventuais caminhos preferenciais (para Investigações Ambientais).
Como os ensaios de R-CPTu foram realizados no campo de testes da ECD, mesmo local dos Treinamentos dos Sondadores , o solo já é conhecido, o que pôde mostrar uma excelente correlação entre os resultados dos ensaios e as amostras de solo coletadas durante o treinamento.
O CPT, em sua versão mais moderna, o R-CPTu, mostrou-se uma excelente ferramenta, que será muito útil para as consultorias no decorrer desse ano e dos próximos. Em paralelo, a Sonda Hidráulica acoplada ao Trator (ECD-TR01) foi testada sob diversas condições e, novamente, mostrou que pode dar conta do recado tranquilamente, seja para fazer os ensaios de CPT, seja para realizar sondagens ambientais "normais", como Hollow, Direct Push, entre outros.

Abaixo, algumas fotos


Equipamento de CPTu montado e protegido

Ancoragem bem potente

Equipamento de CPTu + a sonda de Resistividade preparado para os ensaios

Sonda sobre Trator já ancorada e preparada para os ensaios

 Pré-Furo com Cabeçote da sonda, com bastante torque

Engenheiros e Técnicos treinando a operação do software

Visão global do campo de provas

Ensaio CPTu sendo realizado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias