ECD Apresenta Equipamento de RCPTu no SENAC de São Paulo


No dia 1o de setembro de 2012, a equipe da ECD Sondagens Ambientais apresentou o seu equipamento de RCPTu para os alunos do curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC-SP.
A apresentação foi feita no próprio Campus Santo Amaro, no "campo de provas" do curso, atendendo a um convite do docente da disciplina de Técnicas de Investigação, o professor Vicente Aquino Neto, referendado pelo Coordenador do Curso, o professor Rodrigo Cunha.
A ECD foi representada pelo Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, pelo Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite, pelo Técnico Ambiental Tiago Ferreira, pelo Técnico em Mineração Eduardo Rodrigues (um dos Técnicos-Operadores da ECD), e pelo Encarregado de Sondagem Charles Oliveira, que levaram a campo a Sonda Hidráulica montada sobre Trator, a ECD-TR-01, munida de todo o ferramental para a cravação do piezocone de resistividade (RCPTu), mais um conjunto de Trados Sólidos para sondagem convencional e, obviamente, o equipamento do RCPTu em si.
Foi uma oportunidade muito boa de mostrar as possibilidades de uso dessa ferramenta de investigação de alta definição, que pode proporcionar uma melhora substancial na elaboração de um modelo conceitual hidrogeológico mais preciso e com menos incertezas. Pôde-se perceber o grau de detalhe das informações obtidas do perfil e, comparando-se com métodos consagrados como o Direct Push, apresenta vantagens, como a não-necessidade de recuperação de amostras em solos arenosos e saturados, que dificilmente são recuperadas nos amostradores tipo "liner". O ensaio mostrou também as limitações do método, pois foi interrompido na profundidade em que encontrou uma camada de cascalho de granulometria muito grossa (partículas com cerca de 30-50 mm de diâmetro).

A ECD se sente honrada em poder enriquecer a formação dos profissionais que atuam diretamente na Investigação Geoambiental de Áreas Contaminadas, e espera que essa contribuição ajude os trabalhos a serem cada vez melhores. O orgulho é ainda maior por contribuir com esse excelente curso de Pós-Graduação que é obrigatório para quem pretende atuar na área.

Abaixo algumas imagens

Encarregado Charles dirigindo o Trator 

Preparação para a demostração: ancoragem da sonda e ligações eletrônicas

Ferramental básico posicionado 

Sonda e equipamentos preparados, aguardando a chegada dos alunos 

Engenheiro Rafael, a Sonda e os veículos de apoio da ECD 

Equipe da ECD aguardando os alunos, com o ferramental e equipamentos preparados 

Marcos mostrando o cone com sensor de resistividade. À direita, o Coordenador Rodrigo e o professor Vicente 

Visão do público, composto basicamente pelos alunos do Curso de Pós-Graduação do SENAC

Perfil interpretado do Ensaio RCPTu com grau de detalhe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias