AMS faz Entrega Técnica da Power Probe 9100-ATV no Campo de Treinamento da ECD


Em novembro/2012, nós da ECD fomos agraciados com a visita de dois americanos da AMS Inc, fabricante das máquinas Power Probe e ferramentas correspondentes. 
Eles vieram para comandar os seis dias de treinamento com o novo equipamento da ECD: a Power Probe 9100-ATV e as ferramentas de amostragem de solo (Dual Tube, Dual Tube G3 Advanced, Piston Sampler, Single Tube), amostragem de água subterrânea via Direct Push (com ponteira descartável, com screen de inox, com screen de PVC descartável e heavy duty), amostragem de vapores do solo em média/grande profundidade e injeção de reagentes.
Mais uma vez a ECD é pioneira: é a primeira máquina desse modelo em território brasileiro. Ela leva uma significativa vantagem sobre seus similares (Geoprobes da linha 54), pois tem maior facilidade em acessar locais difíceis e permite o uso de um cabeçote rotativo.
Ken Lipscomb é de Atlanta e é o "Eastern USA and International Sales Manager" da AMS, portanto é o responsável pelos treinamentos, vendas e assitência de equipamentos da AMS pelo mundo todo. 
Tom Dalzell é de Pocatello, Idaho, e é o "Diretor de Novas Tecnologias" da AMS, portanto, trabalha no desenvolvimento das máquinas e, principalmente, das ferramentas da AMS, além de ser membro de diversos comitês na EPA e ASTM.
Os dois já percorreram o mundo ministrando treinamentos pela AMS, mas disseram que ficaram impressionados com o que viram aqui: desde a cidade de Sorocaba (que, embora não tenha as praias que impressionam os estrangeiros, tem também seus atrativos), as belezas naturais (árvores frutíferas no campo de provas, clima quente em um dia e muito chuvoso em outro) e principalmente a preparação, nível de conhecimento e dedicação da equipe da ECD durante o treinamento.
De nossa parte, ficamos muito contentes com os elogios e ainda mais contentes com o nível altíssimo do treinamento: além do básico sobre a máquina e as ferramentas, houve uma preocupação muito grande em estabelecer uma conexão do uso do equipamento com a necessidade da consultoria em obtenção de dados de qualidade.
Essa preocupação se traduzia de 3 formas:
- Qualidade dos equipamentos: não há como comparar a qualidade das ferramentas com os similares nacionais. Essa qualidade dos equipamentos se transforma em maiores possibilidades de obtenção de dados confiáveis em campo. Isso está totalmente de acordo com o que a ECD vem implantando nos últimos tempos: qualidade acima de tudo;
- Base teórica: ambos os profissionais têm um excelente conhecimento sobre investigação geoambiental, e esse conhecimento foi usado para desenvolver as ferramentas para a obtenção dos dados mais representativos possíveis nas diferentes mídias: solo, água e ar. Esse é um princípio que procuramos seguir na ECD: os profissionais têm que ter uma excelente base teórica, pois o trabalho de coleta de dados é muito mais importante do que se imagina e não pode ficar relegado a simples "caras fortes com grifo na mão";
- Descontaminação, limpeza e organização do equipamento e área de trabalho: os americanos reforçaram e enfatizaram muito o que temos feito de maneira pontual, mas a partir de agora será sistematizado nos nossos trabalhos: temos que ter os mesmos cuidados de um perito investigando uma cena de crime: não podemos gerar dúvida sobre a contaminação de amostras por erros de manuseio ou erros na coleta de dados. Em breve publicaremos o Protocolo ECD de descontaminação de equipamento.

Posteriormente, traremos outras informações sobre cada ferramenta que adquirimos. Por enquanto, divulgaremos algumas imagens dos treinamentos. 

Equipes da ECD e da AMS durante treinamento 

Tom Dalzell e Ken Lipscomp mostrando ferramentas AMS adquiridas pela ECD 

Organização do local de trabalho, um dos detalhes de maior importância em uma investigação geoambiental 

Máquina posicionada em um local de difícil acesso 

Treinamento prossegue sob chuva 

Equipe da ECD em treinamento de amostragem de solo "Pistom Sampler" com sua nova Power Probe 9100-ATV 

Ken Lipscomb (esq) e Tom Dalzell (dir) 

Treinamento da ECD com a Power Probe 9100-ATV 

Sonda montada sobre veículo John Deere 6x4 tem acesso facilitado 

Parte da equipe no final do treinamento. Da esquerda para a direita: Ken Lipscomb (AMS), Mauro Tanaka Riyis (Diretor Administrativo da ECD), Charles Oliveira (Encarregado de Campo da ECD), Danilo Constança (Auxiliar de Campo da ECD) e Tom Dalzell (AMS)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias