ECD trabalhando em uma Investigação de Alta Resolução

Recentemente a ECD foi chamada para um projeto diferente: uma consultoria, após realizar os trabalhos de praxe referentes às etapas de investigação confirmatória e detalhada em um posto de combustíveis, resolveu melhorar o modelo conceitual e aprofundar a investigação utilizando ferramentas de investigação de alta resolução da ECD. A consultoria optou por essa solução para que o seu projeto de remediação fosse elaborado com base em dados sólidos, ao invés de simplesmente seguir a "receita de bolo" padrão para remediação em postos de combustíveis.
A ECD, então, sugeriu a elaboração de um mapa de condutividades hidráulicas e identificação das zonas preferenciais de fluxo e armazenamento através do uso do RCPTu combinado com uma amostragem de solo Direct Push representativa, slug tests pontuais (também via Direct Push) e ensaios de dissipação de poro pressão.
Inicialmente, a ECD e a consultoria avaliaram os relatórios de investigação detalhada, realizados dentro dos procedimentos e normas da CETESB, mas que não continham todas as informações necessárias para a  elaboração de um adequado modelo conceitual do site. 
Optou-se, então, por realizar uma amostragem de solo Direct Push pela metodologia Piston Sampler ao lado de um ensaio RCPTu para "calibrar" as ferramentas. A seguir, foram feitos diversos ensaios RCPTu, em cada um foram feitos vários ensaios de dissipação de poro pressão em várias profundidades diferentes para se obter um valor da condutividade hidráulica. Os resultados de k obtidos nos ensaios de dissipação foram correlacionados com as medidas online de poro pressão e condutividade elétrica fornecidos nos ensaios RCPTu para que fosse possível obter estimativas de k ao longo do perfil.
Em paralelo, foram coletadas algumas amostras de solo e realizados slug tests pontuais via Direct Push nas camadas de maior condutividade hidráulica, que não geravam excesso de poro pressão. Assim, em todas as camadas detectadas pelos ensaios RCPTu foi possível estimar a condutividade hidráulica, e com isso, detectar as zonas de fluxo e armazenamento.
Pela característica do trabalho, foi necessário mobilizar 2 equipamentos e realizar a tomada de decisão em campo, de acordo com os resultados que eram obtidos, para refinar o modelo conceitual do site, em uma abordagem que se aproxima do TRIAD Approach.
Como resultado final do trabalho, após 5 dias de trabalho de campo, a Consultoria pôde elaborar um projeto de remediação mais adequado, eficiente e de menor custo para seu cliente. Estima-se que o projeto de remediação terá uma economia de 7,5 vezes o valor gasto com a investigação de alta resolução que foi realizada. Além disso, estima-se que a eficiência da remediação será maior e permitirá uma redução de tempo dessa remediação em, no mínimo, 50%.
Um ponto interessante: Investigação de Alta resolução não é sinônimo de utilizar ferramentas que medem a concentração de compostos químicos in situ. Em muitos casos (esse foi um exemplo), as hetrogeneidades são mais limitantes e determinantes para o modelo conceitual e o projeto de remediação do que as concentrações, pois são elas que governam o fluxo, transporte e armazenamento, e o entendimento delas é o fator-chave para um adequado diagnóstico.
Abaixo algumas imagens do campo:

Power Probe posicionada para iniciar amostragem de solo Direct Push -Piston Sampler

Power Probe sendo preparada 



Amostras de solo coletadas no campo via Piston Sampler

Amostragem de Solo Direct Push - Piston Sampler

Ensaio RCPTu sendo realizado

Equipamento preparado para ensaio RCPTu 

Resultados fornecidos em tempo real - detectando zonas de fluxo e armazenamento

Avaliação dos resultados e refinamento do Modelo Conceitual em campo

Amostragem de Solo Direct Push - Piston Sampler com a Power Probe

Sonda sobre Trator posicionada para mais um ensaio RCPTu + ensaio de dissipação de poro pressão 

Slug Test pontual por dentro das hastes Direct Push. Permite a avaliação da condutividade hidráulica de uma camada fina (30 cm) 

Duas equipes trabalhando simultaneamente para a elaboração de um modelo conceitual de alta resolução

Duas equipes trabalhando simultaneamente para a elaboração de um modelo conceitual de alta resolução


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias