Tour da ECD pelos EUA

No último mês de maio/2014, a ECD participou de 2 eventos fundamentais para a sua atuação como empresa especializada em Investigação Geoambiental de Áreas Contaminadas:
A Conferência CPT'14, em Las Vegas, a mais importante do mundo no tema ensaios de piezocone (CPTu) e a famosa Conferência Battelle, em sua edição 2014, em Monterey, CA, a mais importante conferência mundial sobre Remediação de Áreas Contaminadas.
Em ambas a ECD teve trabalhos aprovados. O trabalho aprovado no CPT14 pode ser baixado e lido no site do evento. É o paper 3-45. Na Batelle, foram dois pôsteres sobre investigação de alta resolução realizados no Brasil pela ECD e parceiros.
O CPT'14 mostrou, basicamente, os avanços dos ensaios piezocone em suas diversas aplicações, desde a Geotecnia, objeto principal do ensaio, até a ambiental, que é a aplicação que a ECD dá ao piezocone, através de seu equipamento RCPTu (piezocone de resistividade). Dentre os estudos voltados às aplicações ambientais, podemos destacar o paper 2-25 do grupo alemão do Dr Thomas Vienken, que trata de metodologias para obter a condutividade hidráulica em alta resolução usando o piezocone e relacionando os resultados com o K pontual obtido por Slug Tests pontuais e pela dissipação da poro pressão (PPDT). Em resumo, uma abordagem muito parecida com a que usamos aqui na ECD. Além disso, encontramos muitos brasileiros, de empresas de Geotecnia e Universidades, em busca de atualização, conhecimento e contatos, e amigos do exterior, como o pessoal da Geosafe, da Noruega. Foi uma semana muito proveitosa em Las Vegas, sem que tenhamos jogado em nenhum cassino.
Se o CPT`14 foi muito bom, a Battelle, em Monterey, na semana seguinte, foi ainda melhor. Cerca de 3 mil participantes (e um número expressivo de brasileiros, mais de 40!!!!), muitas palestras, painéis, conferências, contatos e muitas, muitas conversas sobre Remediação e Investigação de Áreas Contaminadas. Na véspera do evento principal, a ECD participou de um mini-curso de 8 horas sobre Modelo Conceitual através de HRSC, que deu as diretrizes sobre o que iríamos observar durante toda a Conferência: as técnicas de remediação evoluem rapidamente, mas basicamente todas elas funcionam. O fator limitante é a elaboração do Modelo Conceitual e essa elaboração adequada só é possível com uma investigação adequada, e a melhor ferramenta, sem dúvida, é a Alta resolução. 
Em breve detalharemos mais os conceitos que vimos na Battelle, mas, além do conhecimento, para nós o evento foi muito importante para rever velhos amigos brasileiros, conhecer novos, mostrar para eles a nossa empresa e a nossa visão de Investigação. Em paralelo, tivemos a oportunidade de apresentar nossos papers para o público internacional que tem interesse no nosso país (multinacionais com unidades no Brasil passando por remediações, ou consultorias internacionais com filiais ou parceiros no Brasil), o que se mostrou extremamente importante.
Mais uma vez, a ECD mostra seu apreço pela qualidade, pela atualização, pelo conhecimento técnico avançado e pela inovação, mais uma vez se diferenciando das demais empresas de coleta de dados para investigação de áreas contaminadas no Brasil. Consideramos a nossa participação na Battelle/2014 como um marco na nossa empresa.
Abaixo, algumas fotos do nosso "Tour" pelos EUA


Entrada da Conferência CPT`14

Auditório antes da abertura do CPT`14

Marcos Tanaka Riyis, Diretor Técnico da ECD, apresentando o Poster no CPT`14

Mini-Curso em Monterey

Apostila do Mini-Curso, extremamente proveitoso

Abertura da Battelle/2014

Poster da ECD no 2o dia

Mauro Tanaka Riyis, Diretor da ECD, apresentando o Poster

Poster da ECD no 3o dia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula Prática no Curso de Remediação de Áreas Contaminadas do SENAC

ECD Tem Trabalhos Aceitos na Conferência Battelle