Apresentação da ECD na Unicamp/2014

Em 26/07/2014, a ECD realizou uma nova apresentação na Unicamp, como parte do curso de Extensão em Investigação Geoambiental, promovido por aquela Universidade.
A ida da ECD é, na verdade, um retorno, pois no ano passado fomos honrados com o mesmo convite feito por um dos docentes do curso, o Professor Paulo Negrão, e pela Coordenadora do curso, a professora Miriam Gonçalves Miguel. Novamente ficamos muito satisfeitos com o convite, primeiramente pelo reconhecimento do nosso trabalho, depois pela oportunidade de mais uma vez mostrarmos nossos equipamentos, ferramentas e abordagens e, principalmente, por poder proporcionar aos alunos novas experiências com o que existe de ponta no segmento "Áreas Contaminadas" dentro da investigação geoambiental.  
Nesse ano, levamos a sonda AMS Power Probe 9100-ATV, com a qual foram coletadas amostras de solo via Direct Push pelo método Dual Tube, que reveste o furo enquanto as amostras são coletadas no liner por dentro desse revestimento, impedindo o desmoronamento ou o "fechamento" das paredes do furo, e pelo método Piston Sampler, que, embora mais lento que o anterior, possibilita a coleta de amostras 100% representativas do ponto em que se deseja, pois o amostrador entra "fechado" e o liner só é liberado no ponto exato do início da amostragem.
Além da Power Probe, a ECD levou a sonda sobre Trator (ECD-TR-01), que realizou o ensaio de piezocone de resistividade (RCPTu), a uma profundidade maior que 12,0 metros, avançando bastante na zona saturada e permitindo que fossem coletados dados significativos nessa profundidade. O ensaio RCPTu, que já foi assunto várias vezes nesse Blog, permite a identificação, em campo, das zonas de fluxo e de armazenamento, das zonas-alvo de monitoramento e da condutividade hidráulica relativa. Se realizado concomitantemente com o ensaio de dissipação de poro pressão (PPDT), esse fornecerá a condutividade hidráulica exata naquele ponto (obrigatoriamente um ponto de baixa condutividade hidráulica).
Todas essas atividades foram demonstradas na prática para os alunos, o que enriqueceu o conteúdo apresentado pelo professor Negrão em suas aulas teóricas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula Prática no Curso de Remediação de Áreas Contaminadas do SENAC

ECD no Curso de Investigação de Áreas Contaminadas da AESAS e SENAC