Curso - Sondagem e Amostragem de Solo

Nos dias 17 e 18 de abril de 2017, aconteceu, no Centro Universitário SENAC de Santo Amaro, o Encontro Técnico de Áreas Contaminadas, com um workshop/curso sobre sondagens e amostragem de solo para compostos orgânicos voláteis (VOCs, no "jargão" das áreas contaminadas).
Esse evento foi uma realização conjunta entre a AESAS e a coordenação dos cursos de Remediação e de Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC, da qual Marcos Tanaka Riyis,  Diretor Técnico da ECD, faz parte, junto com o Coordenador dos Cursos, o Dr Rodrigo Cesar de Araujo Cunha.
Esse curso pode ser considerado um marco para quem, como nós da ECD, acredita que essa é a etapa fundamental da Investigação de Áreas Contaminadas e que vem sendo negligenciada ao longo dos anos. Como uma amostra disso, somando-se os 30 alunos do curso, pode-se estimar em dezenas de milhares de amostragens de solo realizadas por eles. E pode-se contar nos dedos as amostragens de solo realizadas na zona saturada. E é praticamente nula a quantidade de casos em que foi enviada uma amostra de solo devidamente coletada ao laboratório, com vistas a quantificar a massa residual/retida na zona saturada. Ou seja, das dezenas de milhares de amostragens de solo realizadas, poucas são representativas. Com a nova Decisão de Diretoria da CETESB, certamente irá crescer a preocupação com essa etapa do processo de investigação. Isso é o que nós da ECD temos pregado desde o início desse Blog e o que esperamos para os próximos anos.

O curso teve aulas teóricas e práticas, ministradas pelos docentes Marcos Tanaka Riyis, da ECD, Nilton Jorge Miyashiro, da Engesolos, e Silvio Almeida, do laboratório Eurofins/Anatech, e contou com apenas 30 vagas, rapidamente preenchidas pelos interessados em conhecer novas técnicas e abordagens sobre essa importante atividade dentro das investigações de áreas contaminadas, tema sobre o qual já desenvolvemos diversos textos aqui nesse espaço.
No 1o dia, o curso começou com uma parte teórica ministrada por Marcos Tanaka Riyis, que salientou a importância da amostragem de solo à luz da recente Decisão de Diretoria (DD-038), ao mesmo tempo que demonstrou a ineficiência e limitações dos métodos tradicionais de amostragem de solo (Trado manual e Direct Push com furo aberto, ou Single Tube). A seguir, Nilton Miyashiro, na sua aula teórica, falou sobre as principais metodologias de amostragem de solo adequadas à quantificação de massa e à definição de unidades hidroestratigráficas. Na parte da tarde desse 1o dia, Nilton demonstrou, na prática, com a participação das equipes e máquinas na Engesolos, como fazer uma adequada amostragem de solo pela metodologia Direct Push - Piston Sampler e as limitações da metodologia Single Tube.
No 2o dia, novamente o curso começou com uma parte teórica ministrada por Marcos Tanaka Riyis, que tratou do estado-da-prática da amostragem de solo para voláteis usando a metodologia Direct Push - Dual Tube e seguindo os passos da retirada e avaliação em campo das amostras de solo no liner com vistas a selecionar amostras para serem analisadas para compostos orgânicos voláteis (VOCs). A seguir, Silvio Almeida, explicou as questões relativas a preservação, transporte e análise de amostras de solo para voláteis, ressaltando as diferentes metodologias permitidas pela norma NBR 16.434 na ótica do laboratório. Na parte da tarde, Marcos retornou, demonstrando, com a ajuda das equipes e equipamentos de amostragem de solo da ECD Sondagens Ambientais , alguns equipamentos cedidos pela Stricto Soluções Ambientais, e a ajuda das alunas do SENAC Leticia Gemignani, Sinesia Queiroz, Camila Almeida e Angelica Reis, como fazer a amostragem de solo, avaliar e selecionar as amostras em campo e iniciar a preservação dessas amostras de solo em uma área com suspeita de contaminação por solventes clorados (que são compostos voláteis).

Conversas informais indicaram que o curso atingiu plenamente os seus objetivos, e em breve, será realizada uma nova versão desse curso, organizado em conjunto pela AESAS e pelo SENAC.

A ECD novamente se orgulha de participar desse compartilhamento de informações e conhecimento, contribuindo para a melhora do nosso mercado, e agradece o convite dos organizadores pela oportunidade.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Links Episódio #133 do Podcast Áreas Contaminadas - Diego Silva