Novo Gadget: ECD-VIS-UV

A ECD, em mais uma etapa de sua caminhada no sentido de inovar, divulgar e contribuir com as investigações de áreas contaminadas no Brasil, está desenvolvendo, "em casa" seu novo equipamento: Um VIS-UV.
O novo gadget é uma criação e desenvolvimento conjunto de toda a ECD, e o auxílio fundamental e luxuoso da Tanaka Guitar Tech na parte elétrica/eletrônica.
O ECD-VIS-UV poderá atuar em conjunto com a Caixa Preta de UV-A da ECD, que inclusive foi tema de um artigo na Revista InterfacEHS em 2015 , apresentada no Congresso da ABGE, também em 2015 e tema da vídeo-aula da ECD. Portanto, esse equipamento segue a tradição da ECD de inovar, criar e adaptar tecnologias de ponta para o Brasil.
A ideia é obter dados visuais, através de uma mini-câmera, da subsuperfície em tempo real, enquanto o ferramental Direct Push ou RCPTu é cravado. Além da imagem normal (que já seria um ganho fantástico para as investigações), um dispositivo de luz Ultravioleta A (UV-A) será incorporado, permitindo a detecção de produto puro de hidrocarbonetos de petróleo que são ionizados por esse comprimento de onda.
O ECD-VIS-UV está em fase final de testes e em breve poderá ser oferecido como parte do rol de equipamentos para investigação de alta resolução, com tecnologia brasileira, simples, funcional e que permita a tomada de decisão em campo para a construção de um adequado modelo conceitual da área, até hoje o maior gargalo para a adequada remediação de áreas contaminadas.
Aguardem maiores informações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula Prática no Curso de Remediação de Áreas Contaminadas do SENAC

ECD Tem Trabalhos Aceitos na Conferência Battelle