Novo Gadget: ECD-VIS-UV

A ECD, em mais uma etapa de sua caminhada no sentido de inovar, divulgar e contribuir com as investigações de áreas contaminadas no Brasil, está desenvolvendo, "em casa" seu novo equipamento: Um VIS-UV.
O novo gadget é uma criação e desenvolvimento conjunto de toda a ECD, e o auxílio fundamental e luxuoso da Tanaka Guitar Tech na parte elétrica/eletrônica.
O ECD-VIS-UV poderá atuar em conjunto com a Caixa Preta de UV-A da ECD, que inclusive foi tema de um artigo na Revista InterfacEHS em 2015 , apresentada no Congresso da ABGE, também em 2015 e tema da vídeo-aula da ECD. Portanto, esse equipamento segue a tradição da ECD de inovar, criar e adaptar tecnologias de ponta para o Brasil.
A ideia é obter dados visuais, através de uma mini-câmera, da subsuperfície em tempo real, enquanto o ferramental Direct Push ou RCPTu é cravado. Além da imagem normal (que já seria um ganho fantástico para as investigações), um dispositivo de luz Ultravioleta A (UV-A) será incorporado, permitindo a detecção de produto puro de hidrocarbonetos de petróleo que são ionizados por esse comprimento de onda.
O ECD-VIS-UV está em fase final de testes e em breve poderá ser oferecido como parte do rol de equipamentos para investigação de alta resolução, com tecnologia brasileira, simples, funcional e que permita a tomada de decisão em campo para a construção de um adequado modelo conceitual da área, até hoje o maior gargalo para a adequada remediação de áreas contaminadas.
Aguardem maiores informações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Links Episódio #133 do Podcast Áreas Contaminadas - Diego Silva