ECD Ministra Treinamento para Exército Brasileiro

No início do mês de maio/2018, a ECD foi convidada para ministrar um workshop em São Vicente-SP, para um grupo de oficiais do Exército Brasileiro, que está se preparando para atuar no gerenciamento de possíveis áreas contaminadas sob sua responsabilidade.
Nesse workshop, a equipe da ECD, junto com 03 alunos do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC, que também voluntariamente se dispuseram a ajudar, realizou amostragem de solo de perfil completo, varredura vertical de voláteis, definição da principal unidade hidroestratigráfica de fluxo e instalação de dois poços de bombamento nessa unidade hidroestratigráfica.
Além disso, o Diretor Técnico da ECD Marcos Tanaka Riyis ministrou uma palestra sobre investigação de áreas contaminadas e mostrou, na prática, uma metodologia de descrição tátil visual e, principalmente, de definição das zonas de fluxo e armazenamento.
Mais uma vez a ECD mostra que está empenhada em divulgar boas práticas e compartilhar o conhecimento na investigação de áreas contaminadas.


ECD preparada para iniciar a amostragem de solo com Dual Tube

ECD iniciando o rompimento do piso com a supervisão de um oficial do Exército

Avaliação em campo para definição das unidades hidroestratigráficas 

Voluntários do SENAC realizando a avaliação dos liners e descrição tátil-visual

VVVAC - Varredura Vertical de VOCs com Aquecimento em Campo sendo realizada


Definição da zona-alvo de monitoramento e ponto de contato entre as diferentes unidades hidroestratigráficas 

Instalação do poço de bombeamento de 4'' por dentro dos trados ocos (Hollow Stem Auger)

Trados Ocos de 10.5'' x 7.5'' de diâmetro para instalação dos poços de bombeamento. Detalhe do tampão de fundo, feito de nylon, para impedir a entrada de material nos trados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias