Trado Oco (Hollow Stem Auger) na Sonda Portátil

Maio de 2011 foi o mês dos últimos ajustes na nossa Sonda Hidráulica Portátil!!!!
Os últimos testes, conduzidos pessoalmente pelo Sr Manoel Riyis Gomes, Diretor Geral e fundador da ECD, com mais de 35 anos de experiência em sondagens, foram bem sucedidos.
Em breve, teremos todos os detalhes, mas já dá para adiantar que esse equipamento consegue perfurar em solos argilosos a profundidades maiores que 20 metros com Trado Sólido (muito mais que o Trado Manual ou Mecanizado) com segurança e rapidez utilizando uma equipe de 2 pessoas, sem que elas tenham que utilizar força excessiva, realizar esforços exagerados, e reduzindo o risco de lesões ocupacionais. Comparado com Trado Manual, essa ferramenta é "covardia" nesse aspecto.
A novidade é que, em solos arenosos saturados, onde seria necessário revestimento para o Trado Manual ou Mecanizado (e todo o inconveniente que isso traz), A Sonda Portátil da ECD agora consegue perfurar com Trado Oco até 8,50 metros. Essa perfuração com Trado Oco permite a amostragem Direct Push concomitante e a instalação de poços de monitoramento multiníveis por dentro dos “Augers”. 
Isso é um ganho fantástico, especialmente para serviços em postos de abastecimento, que não dispõem de muito espaço para as sondas Hollow tradicionais e precisam de um equipamento que permita a instalação dos poços de monitoramento com coluna de água expressiva, como o poço profundo do par multinível, obrigatório nas investigações detalhadas e que têm sido feito de maneira, a nosso ver, equivocada e com baixa qualidade. Esse equipamento pode contribuir muito para esses casos.
Essa inovação foi fruto de uma ampla pesquisa, testes, projetos e desenvolvimento realizados pela ECD no decorrer de sua trajetória. 
Agora é só furar...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Links Episódio #133 do Podcast Áreas Contaminadas - Diego Silva