Disponibilizada a Apresentação da ECD no VIII Seminário Internacional de Remediação de Áreas Contaminadas

A ECD, seguindo a sua missão auto-imposta de compartilhar ao máximo o conhecimento, buscando contribuir com a melhora da qualidade das investigações geoambientais brasileiras, disponibiliza a apresentação que fez no VIII Seminário Internacional de Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas, promovido pelo Instituto Ekos Brasil.
A referida apresentação tratou de um trabalho que foi base da Dissertação de Mestrado do Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da FEB/UNESP. O título da apresentação é "Investigação de Alta Definição com Tomada de Decisão em Campo no Município de Bauru-SP" e faz um comparativo entre a abordagem tradicional de gerenciamento de áreas contaminadas no Brasil, que tem como características básicas: foco na Remediação sem preocupação com uma adequada investigação; tomada de decisão lenta e realizada por um profissional que não participou da coleta de dados; investigacão feita exclusivamente pelos métodos tradicionais (Direct Push + Poço de Monitoramento) e uma nova proposta de abordagem, baseada no Expedite Site Assessment e no TRIAD Approach, que têm como características básicas: foco na investigação; tomada de decisão em campo, com os profissionais Sêniores participando da coleta de dados e investigação com alta resolução, utilizando equipamentos adequados (no caso, Ensaios RCPTu). 
O trabalho compara, também, um modelo conceitual efetuado através de amostragem de solo Direct Push pela metodologia Single Tube (ou com o furo aberto) e o modelo conceitual elaborado a partir de ensaios de piezocone de resistividade (RCPTu). Obviamente esses têm maior precisão (cent[imetros), além disso, podem obter dados onde o Direct Push tem limitações (solo saturado e/ou arenoso), e e são mais rápidos.
Em breve todas as apresentações estarão disponíveis no site do Instituto Ekos. Por enquanto, a nossa está disponível nesse link.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, dúvidas, sugestões ou críticas.
Boa leitura



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula Prática no Curso de Remediação de Áreas Contaminadas do SENAC

ECD no Curso de Investigação de Áreas Contaminadas da AESAS e SENAC