Disponibilizada a Apresentação da ECD no VIII Seminário Internacional de Remediação de Áreas Contaminadas

A ECD, seguindo a sua missão auto-imposta de compartilhar ao máximo o conhecimento, buscando contribuir com a melhora da qualidade das investigações geoambientais brasileiras, disponibiliza a apresentação que fez no VIII Seminário Internacional de Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas, promovido pelo Instituto Ekos Brasil.
A referida apresentação tratou de um trabalho que foi base da Dissertação de Mestrado do Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da FEB/UNESP. O título da apresentação é "Investigação de Alta Definição com Tomada de Decisão em Campo no Município de Bauru-SP" e faz um comparativo entre a abordagem tradicional de gerenciamento de áreas contaminadas no Brasil, que tem como características básicas: foco na Remediação sem preocupação com uma adequada investigação; tomada de decisão lenta e realizada por um profissional que não participou da coleta de dados; investigacão feita exclusivamente pelos métodos tradicionais (Direct Push + Poço de Monitoramento) e uma nova proposta de abordagem, baseada no Expedite Site Assessment e no TRIAD Approach, que têm como características básicas: foco na investigação; tomada de decisão em campo, com os profissionais Sêniores participando da coleta de dados e investigação com alta resolução, utilizando equipamentos adequados (no caso, Ensaios RCPTu). 
O trabalho compara, também, um modelo conceitual efetuado através de amostragem de solo Direct Push pela metodologia Single Tube (ou com o furo aberto) e o modelo conceitual elaborado a partir de ensaios de piezocone de resistividade (RCPTu). Obviamente esses têm maior precisão (cent[imetros), além disso, podem obter dados onde o Direct Push tem limitações (solo saturado e/ou arenoso), e e são mais rápidos.
Em breve todas as apresentações estarão disponíveis no site do Instituto Ekos. Por enquanto, a nossa está disponível nesse link.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, dúvidas, sugestões ou críticas.
Boa leitura



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias