ECD Ministra Novo Curso: Poço de Monitoramento e Amostragem de Água - nov/17

ECD Ambiental, através de seu Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, participou do Curso de Instalação de Poços de Monitoramento e Amostragem de Água Subterrânea promovido pela AESAS e pelo SENAC.
Marcos foi um dos docentes do curso, ao lado de Nilton Miyashiro, da Engesolos, Paulo Negrão, da Clean e Monica Beterelli, da Arcadis. Foram mais três dias de muita troca de experiências, desconstruções de dogmas superados e mão na massa.
No primeiro dia, Marcos falou sobre a necessidade de mudança de paradigmas na investigação, onde o foco deve ser em definir muito bem as unidades hidroestratigráficas e as zonas de fluxo e armazenamento antes de se pensar em instalar um poço de monitoramento. A seguir, Nilton mostrou, na prática, como amostrar corretamente o solo para a definição das unidades hidroestratigráficas.
No segundo dia, Marcos falou sobre métodos alternativos para a investigação da água subterrânea (screen point, poços pré-montados, perfilador vertical, entre outros). A seguir Nilton explicou e mostrou na prática como instalar adequadamente poços de monitoramento e como obter dados de condutividade hidráulica nas zonas de fluxo.
No terceiro dia, Monica falou sobre controle de qualidade das amostras, Paulo falou sobre amostragem de água subterrânea e, à tarde, Paulo mostrou na prática como fazer uma amostragem por baixa vazão e Marcos mostrou um ensaio com perfilador vertical do aquífero (PVA).

Mais um evento de muito sucesso e de muita utilidade para o desenvolvimento do mercado de áreas contaminadas, sobretudo nesse momento de consolidação da DD-038.
A promoção foi da AESAS e do SENAC, e a organização muito bem feita pela Soldí.

Que venham os próximos!!!!!













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias