ECD Ministra Novo Curso: Poço de Monitoramento e Amostragem de Água - nov/17

ECD Ambiental, através de seu Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, participou do Curso de Instalação de Poços de Monitoramento e Amostragem de Água Subterrânea promovido pela AESAS e pelo SENAC.
Marcos foi um dos docentes do curso, ao lado de Nilton Miyashiro, da Engesolos, Paulo Negrão, da Clean e Monica Beterelli, da Arcadis. Foram mais três dias de muita troca de experiências, desconstruções de dogmas superados e mão na massa.
No primeiro dia, Marcos falou sobre a necessidade de mudança de paradigmas na investigação, onde o foco deve ser em definir muito bem as unidades hidroestratigráficas e as zonas de fluxo e armazenamento antes de se pensar em instalar um poço de monitoramento. A seguir, Nilton mostrou, na prática, como amostrar corretamente o solo para a definição das unidades hidroestratigráficas.
No segundo dia, Marcos falou sobre métodos alternativos para a investigação da água subterrânea (screen point, poços pré-montados, perfilador vertical, entre outros). A seguir Nilton explicou e mostrou na prática como instalar adequadamente poços de monitoramento e como obter dados de condutividade hidráulica nas zonas de fluxo.
No terceiro dia, Monica falou sobre controle de qualidade das amostras, Paulo falou sobre amostragem de água subterrânea e, à tarde, Paulo mostrou na prática como fazer uma amostragem por baixa vazão e Marcos mostrou um ensaio com perfilador vertical do aquífero (PVA).

Mais um evento de muito sucesso e de muita utilidade para o desenvolvimento do mercado de áreas contaminadas, sobretudo nesse momento de consolidação da DD-038.
A promoção foi da AESAS e do SENAC, e a organização muito bem feita pela Soldí.

Que venham os próximos!!!!!













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula Prática no Curso de Remediação de Áreas Contaminadas do SENAC

ECD no Curso de Investigação de Áreas Contaminadas da AESAS e SENAC