Feliz 2020 (Acabou o Carnaval)


Olá a todos os nossos amigos, parceiros, seguidores e demais leitores.
Hoje acabou o Carnaval, e como diz o dito popular: o ano novo começa agora!!! Então, como fazemos todos os anos (veja a do ano passado aqui), eu gostaria de apresentar uma retrospectiva do ano de 2019 e saudar esse novo ano de 2020 nesse texto.

Comercialmente foi mais um ano ruim, decorrente da tendência da commoditização da sondagem ambiental, que já vem de algum tempo e piorou em 2019 com a entrada no mercado de pelo menos 8 sondas hidráulicas de médio/grande porte que concorrem diretamente conosco em serviços "tradicionais" de sondagens mecanizadas e instalação de poços de monitoramento com Hollow. É muito raro o contratante, que no nosso caso é a Consultoria, colocar algum diferencial técnico como prioridade em um serviço terceirizado, pois ele pensa que é uma commoditie. Normalmente o preço é priorizado, seguido da rapidez no atendimento, e outros, mas o diferencial técnico não.
Mas o ano ruim felizmente foi salvo por um projeto muito interessante que tivemos o privilégio e a sorte de participar. Uma investigação muito grande em uma área complexa na Grande São Paulo, coordenada pela Consultoria Sanifox do Brasil. Ao nosso lado estiveram a Nailsondas, a FX Sondagens e a ISR - In Situ Remediation
Nesse projeto, a parte da ECD era coletar amostras representativas de solo utilizando Dual Tube e Piston Sampler, fazer uma VVVAC (Varredura Vertical de VOCs com Aquecimento em Campo), selecionar amostras para análises químicas e para análises físicas, descrever o material amostrado em detalhes e definir quais as zonas de fluxo mais importantes para posterior instalação de poços de monitoramento. Em resumo, um trabalho muito interessante e minucioso, que envolvia também ensaios MIP, amostragem de vapor, instalação de poços, ensaios hidrogeológicos e muitas outras ações para a elaboração de um sólido Modelo Conceitual da Área.

Se comercialmente foi ruim, o ano foi maravilhoso em outros aspectos. Além dos diversos cursos, aulas e palestras ministrados nos cursos de Pós-Graduação em Remediação e em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC e nos cursos promovidos pela parceria AESAS/SENAC, ministramos treinamentos em algumas consultorias renomadas no estado de São Paulo sobre técnicas de investigação, o que certamente contribuiu muito para o crescimento do mercado. Demos, portanto, a nossa contribuição por meio da ECD Training

Tivemos também dois artigos publicados em revistas científicas (um sobre o uso da Caixa Preta de Luz UV-A e outro sobre Amostragem de Solo), o que muito nos orgulha, mas, no fim do ano, foi muito melhor, fui agraciado com a defesa da minha Tese de Doutorado (não vou dar spoilers agora, leiam ela aqui).





A defesa da tese fecha o ano com chave de ouro e encerra um ciclo ascendente de ensino, pesquisa e desenvolvimento que a ECD se dedicou com muito afinco desde 2010. Em 2020, pretendemos nos dedicar ainda mais a novas tecnologias de aquisição de dados para investigação de áreas contaminadas e cada vez menos à execução pura e simples das "sondagens". Nos planos para 2020 estão desenvolver novos métodos de investigação em campo, auxiliar as consultorias no planejamento e avaliação das investigações e elaborar mais material que oriente os profissionais do mercado (textos, manuais, vídeos, entre outros). 
Espero ter boas histórias para contar sobre isso em 2021!!!!

Feliz Ano Novo!!!!!





P.S: Não posso deixar de agradecer aos amigos que me prestigiaram na defesa (Larissa, Luana, Nilton, Fernando, José Gustavo, Cris, Rafael, Maurão), aos membros da banca (Marco Pede, Giulliana Mondelli, Vagner Elis e Paulo Negrão), ao meu orientador Heraldo Giacheti e ao meu grande amigo Rodrigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias