É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Olá a vocês que nos acompanham por aqui. Vou contar uma pequena-longa história sobre a ECD, espero que todos leiam e entendam.

Gostaríamos de anunciar que depois de 16 anos, em 31/07/2020, entregamos nosso galpão que nos abrigou durante esse tempo todo. Somos muito gratos ao que ele nos proporcionou, profissional e pessoalmente mas, com a redução do volume de negócios, tivemos que ir para um lugar muito menor em tamanho, mas muito mais adequado aos nossos ideais e propósitos.  Nesse tempo, fizemos nossas escolhas e convivemos com elas sempre primando por colocar a ética sempre acima dos negócios e a qualidade acima da conversa.

Vocês podem observar o histórico completo da ECD nesse link, mas basicamente somos uma empresa familiar, fundada em 2004 pelo meu pai, Manoel Riyis Gomes, e pelo meu irmão Mauro Tanaka Riyis. Sua concepção era a de uma empresa de sondagem ambiental, cujo principal objetivo era furar muitos metros, instalar muitos poços, em resumo, uma empresa de serviços para as consultorias ambientais. Nesse caminho, tivemos muitas equipes, muitas pessoas, muitos equipamentos, compramos e construímos diferentes sondas, ferramentas, materiais, etc.

Em 2011, optamos por um caminho de transformar aquela empresa tipicamente de sondagens para uma empresa de excelência na coleta de dados para investigação de áreas contaminadas. Adquirimos equipamentos importados, adaptamos os nossos, desenvolvemos novos, modificamos o perfil das nossas equipes de campo e investimos fortemente em pesquisa, desenvolvimento e compartilhamento de informação e conhecimento. A estratégia se mostrou corretíssima, uma vez que hoje a ECD é reconhecida como empresa de excelência na coleta de dados para investigação de áreas contaminadas. No entanto, para os negócios, essa escolha, aliada a alguns erros nossos, à “commoditização” do mercado, ao surgimento de muitas empresas “de sondagem mecanizada” e à busca pelo “menor custo para o cliente” por parte das consultorias, mesmo aquelas que nos conheciam de perto, foi ruim, reduzindo drasticamente o faturamento da empresa. No ano de 2019, participamos de pouquíssimos projetos de coleta de dados, somente aqueles em que era fundamental a nossa presença, pelas ferramentas ou pelo nosso olhar. Um deles foi emblemático, fomos contratados porque tanto a consultoria quanto o cliente conheciam muito bem nosso trabalho e fomos requisitados especificamente para resolver um problema. Fora isso, nossos projetos foram migrando para uma outra área, sobre a qual falarei a seguir.

Assim, chegando o ano de 2020, e decidimos tomar novos ares: meu pai, Manoel Riyis Gomes está vivendo com sua aposentadoria e meu irmão Mauro Tanaka Riyis é um reconhecido e renomado músico que participa de projetos educativos e artísticos no mundo todo. A ECD, portanto, é composta agora somente por mim, pela Ingrid na parte administrativa e pelo Charles Oliveira de Jesus, que desde a fundação, é o coração da empresa, na operação. A ECD, a partir de agora, irá fazer os seguintes serviços:

- sondagens especiais, utilizando a Sonda sobre Trator e a Power Probe 9100-ATV para: amostragem de solo com Dual Tube ou Piston Sampler; instalação de poços convencionais ou pré-montados; amostragem de água screen point ou grab sampling.  Todos podem ser vistos nessa página;

- ensaios especiais para coleta de dados, como RCPTu, Caixa Preta de Luz UV-A, a ASPC, a VVVAC, o PVA, PTVs. Todos podem ser vistos nessa página, bem como o seu uso e aplicação;

- consultoria em investigação para consultorias: auxílio no planejamento, coleta de dados, fiscalização, interpretação, revisão, Second Opinion interna, credenciado pela minha atuação docente no SENAC, pela minha produção acadêmica, pelo doutorado e pela experiência do Charles de mais de 20 anos em campo;

- cursos e treinamentos in company e avulsos, teóricos ou práticos, presenciais ou à distância;

- pesquisa, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento em todos os segmentos de áreas contaminadas nas mídias, como esse blog, o Podcast Áreas Contaminadas, o Canal da ECD Training no Youtube e a Newsletter


Em resumo, agradecemos à casa que nos abrigou por 16 anos, bem como a todos os colaboradores, amigos, parceiros, fornecedores e clientes que nos ajudaram esse tempo todo, e prometo que vamos aprofundar o caminho traçado, fazendo trabalhos que consideramos corretos e importantes para a sociedade e para o meio ambiente. Nos preocupamos cada vez mais com a ética, a relevância e a qualidade e cada vez menos com os “negócios”, com o “toma-lá-dá-cá”, mesmo com dificuldades com os planos de saúde e a escola das crianças. Afinal, temos o orgulho ao relembrar a canção e dizer que: aqueles que nos deram a ideia de uma nova consciência nunca ficaram em casa contando o vil metal. Então, temos orgulho de dizer que ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais.




Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É, asolutamente, louvável a manutenção dos ideais e da ética, acima das questões financeiras. Porém, nem um pouco surpreendente para aqueles que têm ou tiveram o privilégio de conhecê-los. E não é necessário conviver com nenhum deles por muito tempo para notar que o correto faz parte de quem são e de tudo que fazem. Em 5 minutos de conversa, seja com o Sr. Manoel, Marcos, Mauro, Charles ou Ingrid, é fácil notar essa virtude em cada um deles.
    Eu sou uma, das muitas pessoas privilegiadas, que convive com esse quinteto há muito tempo. Um convívio que me influencia de maneira profunda a ser uma pessoa mais responsável com o meio ambiente, mais justa e solidária, uma mãe melhor, ou seja, uma pessoa melhor.
    Se houve faltas ao longo desses 16 anos de empresa, lhes sobraram honestidade com os clientes e com as suas próprias convicções.
    O resultado de toda a jornada e escolhas é mais do que positivo, é inspirador.
    Não é dinheiro com dinheiro que vamos mudar o mundo, e sim, com valores e atitudes.
    Parabéns pelo excelente trabalho, equipe ECD!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

Amostragem de Solo - Metodologias