Newsletter ECD #028 - 13/12/2020

 Newsletter Publicada em 13/12/2020


Olá a todas e todos.

 

 

Muito obrigado por se inscreverem na nossa newsletter semanal. Essa é a #028. Se quiserem passar para os amigos, o link para preenchimento do formulário de inscrição é: https://forms.gle/bQLz561Y2kqUfnhdA. As Newsletters anteriores estão no site da ECD (www.ecdambiental.com.br) . 

 

Já temos 24 apoiadores financiadores na nossa campanha do Apoia.Se (https://apoia.se/ecdambiental), sendo 4 anônimos. Agradeço demais aos amigos: Sergio Rocha, Heraldo Giacheti, Roberto Costa, Fabiano Rodrigues, Larissa Macedo, Rodrigo Alves, Wagner Rodrigo, Leandro Freitas, Leandro Oliveira, Atila Pessoa, Tatiana Sitolini, Willem Takiya, Filipe Ferreira, Allan Umberto, Diego Silva, João Paulo Dantas, Cristina Maluf, Calvin Iost, Luciana Vaz e Felipe Nareta. Mais detalhes vocês vão encontrar no apoia.se e, se quiserem mais informações, é só me perguntar.

 

Nessa semana, lançamos o episódio #033 do Podcast Áreas Contaminadas, uma conversa com Diego Nascimento dos Anjos, Engenheiro Químico, Mestre em Ciências Ambientais e responsável técnico da Projeto Ambiental. Falando em podcast, para quem ainda não viu o link, somos o 80º mais ouvido na categoria Ciências!!!! Durante a semana recebi mais mensagens dizendo que estamos entre os top 3 delas. Obrigado Fernanda e Amanda!!! É muito legal saber que somos importantes para vocês!!!!


Também nessa semana, muitas coisas legais aconteceram. Tivemos o encerramento das aulas do semestre no SENAC, com debates muito interessantes nas duas turmas de GAC. Na turma 20, um debate sobre tudo o que foi visto nesse semestre maluco, que foi a disciplina Caracterização do Meio Físico, e a unânime opinião que a falta de mais aulas práticas foi prejudicial (afinal, caracterizar o meio físico à distância não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, certo?), mas as avaliações apontam para um desenvolvimento muito bom da turma nesse parte conceitual fundamental para o GAC. A turma 19 encerrou o curso. Essa turma, por um lado, teve o seu 1º semestre completo, sem pandemia, mas os dois finais no meio do furacão, mas o saldo é muito positivo. Pudemos observar, pela apresentação dos trabalhos finais, que o nível de saída dessa turma é realmente muito alto e penso que vão fazer a diferença no mercado em muito pouco tempo. Para nós, professores, é claro que é sempre emocionante ver uma "formatura" de alunos-amigos, ou amigos-alunos queridos. Vida Longa e Próspera para vocês!!!!!
As aulas acabaram, mas o planejamento não para nunca. Semana que vem teremos o 1º Processo Seletivo da turma 08 de Remediação de Áreas Contaminadas. Estamas com muitos inscritos (já perdi a conta exata, desculpem), e como é um curso remodelado, estamos tendo um bom trabalho de planejamento... Além desse curso, tivemos uma produtiva reunião do grupo SENAC/AESAS para definir as ações do próximo ano. Do que eu posso adiantar aqui, haverá, obviamente, a continuidade do programa de capacitação dos órgãos ambientais do Brasil todo, e vários cursos online ao vivo como os que tivemos nesse final de ano (Planejamento de Investigação, Avaliação Preliminar e Atenuação Natural Monitorada). Um deles será fantástico, na minha opinião, e o tema é algo que há muito tempo estamos precisando compreender melhor: LNAPL. Vai ser legal para sedimentar todos os conceitos sobre isso que temos discutido aqui na Newsletter e nos podcasts. Provavelmente em fevereiro, certamente com um time de feras como docentes!!!! Aguardem mais informações!!!!

Para a semana do Natal, estamos tentando preparar algo diferente para o podcast, uma pequena surpresa para os ouvintes. Um Especial de Fim de Ano!!! Com a valiosíssima ajuda dos nossos apoiadores!!! Aguardem!!!!

No Canal do Youtube estamos com 563 inscritos, e crescendo!!!! No Telegram temos 213 inscritos e no Instagram já temos 400 Seguidores e aumentando(@ecdambiental). Espero que estejamos conseguindo ajudar bastante gente!!!!

Aqui na Newsletter estamos com mais 4 assinantes essa semana. Sejam bem-vindos Felipe, Luiz, Wagner e Vinicius!!!!

Algumas conversas durante a semana me fizeram refletir sobre a importância de alguns conceitos para a nossa área, em particular para a coleta de dados: Há uma ferramenta que é cravada por Direct Push e, em subsuperfície, expõe uma seção filtrante e permite que seja coletada uma amostra de água diretamente daquela zona-alvo, sem a necessidade de se instalar um poço de monitoramento. Essa ferramenta se chama "Screen Point", porque coleta uma amostra pontual de água por meio de uma seção filtrante (Screen). O mercado tem cometido, na minha opinião, dois equívocos ao pensar sobre essa ferramenta: o primeiro é chamá-la de "Grab Sampling", cuja tradução é amostragem por captura, para diferenciar da amostragem com purga. O Screen Point é um tipo de Grab Sampling, mas existem outros, como amostragem com bailer, ou amostragem direto do furo de sondagem. Aí pode acontecer um problema que não é pequeno: alguém pode solicitar "Grab Sampling" querendo especificamente um Screen Point, e aí o prestador aparece com uma solução diferente de Grab Sampling que não garante que a amostra coletada é pontual, muito menos do ponto que o cliente precisa. Outro ponto de atenção: não é possível se realizar um Vertical Aquifer Profiling (VAP) adequado por meio do Screen Point, muito menos por meio de outros Grab Sampling. Quem trabalhou com essa ferramenta sabe que é praticamente impossível fechar novamente o Screen Point depois que ele foi "aberto" para se realizar a amostragem. É necessário sacar todas as hastes e fazer um novo furo. Outro ponto fundamental é que o Screen Point não é a ferramenta de caracterização do meio físico. Ela é uma ferramenta de coleta de amostra de água na zona-alvo que tem de ser definida anteriormente por uma boa ferramenta de caracterização do meio físico. Essa ferramenta de caracterização pode ser amostragem de solo (que eu recomendo e entendo ser a mais completa), HPT, DPIL ou CPTu/RCPTu. Em resumo: primeiro você deve definir as unidades hidroestratigráficas mais relevantes para a amostragem de água subterrânea, e aí você coleta uma amostra lá, por exemplo com um Screen Point.


Vamos agora às principais notícias e dicas da semana:

 

1. O Episódio #033 do Podcast, falei com Diego Nascimento, Engenheiro Químico da Projeto Ambiental. Ele fala da sua trajetória acadêmica e profissional e também dá muitas boas dicas de técnicas de remediação, carro-chefe da atuação dele dentro do GAC. Gostei bastante da conversa



 

Ouça no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=UyaM-fbuYoI

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/episode/1pW6r5YRqXbaTYQwKSIs2z?si=GDp6OngER8SOMWoXdd3lfA 


 

2. O Episódio #034, irá ao ar nessa semana, dia 17/12, será uma conversa muito legal com minhas amigas Daiane Teixeira e Isadora Bonello, falando de temas muito interessantes, como valoração do dano ambiental. Aguardem!!!! Enquanto isso, vejam os perfis delas




3. No último dia 09/12, foi realizado um Painel de Debates pelo SENAC e AESAS com o tema GAC: A Expectativa dos Órgãos Ambientais, centrada nas dificuldades que esses órgãos ambientais dos estados de todo o Brasil encontram para implementar uma regulamentação sobre esse tema. Foi uma conversa muito boa, com explanações de pessoas de órgãos ambientais do RS, PR, RJ, PE, DF e PA, alguns mais adiantados com os instrumentos técnicos e legais, outros menos adiantados, mas vimos que todos estão com muita vontade de fazer as coisas acontecerem. Em comum, todos sentem necessidade de capacitação técnica dos profissionais de um modo geral, tanto eles mesmos quanto de toda a cadeia do GAC que atua nas regiões (consultorias, sondagem, laboratórios, topografia, amostragem de água e ar do solo, etc), todos sentem a falta de uma normativa legal nacional que possa nortear todas as ações, sendo a CONAMA 490 e as NBRs o mínimo para serem seguido e um instrumento específico do seu estado que permita ao órgão "convocar" os Responsáveis Legais. Há muito a ser feito, mas os passos estão sendo dados na direção correta; Segue uma foto do evento:

4. Um dos importantes passos que foram dados foi a assinatura do convênio AESAS e a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) com o MMA . O acordo tem como objetivo principal a execução de ações conjuntas para o desenvolvimento de plataforma digital para gestão de áreas contaminadas, que as pessoas que nos acompanham aqui sabem que já há um grupo trabalhando fortemente nisso e em breve teremos boas novidades para vocês. No escopo de atividades a serem desenvolvidas constam a capacitação técnica de órgãos ambientais estaduais (mais uma vez, isso vem sido feito pela parceria AESAS/SENAC e agora isso vai ficar ainda mais abrangente), e a modernização normativa relativa à qualidade do solo e à gestão de áreas contaminadas, com vistas ao aprimoramento do GAC no Brasil todo. Mais informações no site: https://rmai.com.br/entidades-firmam-acordo-de-cooperacao-para-gestao-de-areas-contaminadas/;

5. Trabalho da Geosytec ganha prêmio da NGWA. Eles realizaram uma investigação de alta resolução com muuuuuitas amostras de solo, mais de 5000 amostras de água por Screen Point e remediação expedita com Air Sparging de uma área grande (170 acres) onde o Responsável Legal era ninguém menos que a NASA!!!! Trabalho fantástico, com uma investigação maravilhosa usando: amostragem de solo e de água subterrânea, sem poços de monitoramento, sem tecnologias inacessíveis. Taí um projeto em que eu gostaria de ter trabalhado!!!!! https://geosyntec.com/images/pdf/NASA%20Case%20Study_2020.pdf?_t=1598622608  

6. Uma notícia que me parece um absurdo sintoma de uma "Guerra pela Água". Pessoas comuns, sem acesso à água têm de ir até um Canal do Rio São Francisco para pegar água com baldes. E pior: são impedidos por seguranças das empresas que usam a água para irrigação. Há alguma coisa fora da ordem: https://twitter.com/CamporezPatrik/status/1335232275299102721?s=08 

7. Um artigo da Nature dá boas dicas para a escrita de artigo científico de revisão da literatura, tido como "ciência menor", mas muito importante em muitas áreas, como a nossa: https://www.nature.com/articles/d41586-020-03422-x

8. Dica muito boa de Allan Umberto, um riquíssimo Banco de Informações Ambientais do IBGE. Olhem lá, consultem, compartilhem com os amigos: https://bdiaweb.ibge.gov.br/#/home 

9. Notícia interessante na nossa área, embora seja mais "corporativa": A Golder anuncia fusão com a WSP Global : https://www.golder.com/news/golder-announces-agreement-wsp/

10. A Oxi Ambiental anuncia vagas de emprego. Mercado realmente aquecido: https://www.linkedin.com/posts/activity-6742253478585876480-SD1f/

11. Produção de tilápias é boa para o meio ambiente? Na medida em que produz proteína que poderia substituir a carne de gado, sabidamente prejudicial ao Meio Ambiente, a produção de tilápia está longe de ser "sustentável". Ou não? https://exame.com/mundo/por-que-os-ambientalistas-odeiam-a-tilapia/

12. Na semana passada, falei sobre NSZD (atenuação natural de áreas fonte de hidrocarbonetos). Essa semana, vi uma dica de Marco Falconi de um vídeo que explica o uso de Flux Chambers para essa finalidade: https://www.linkedin.com/posts/marcofalconi_natural-attenuation-hydrocarbon-ugcPost-6742815623522385921-f6Ht/

13. Vi alguns vídeos interessantes essa semana sobre instalação de poços de monitoramento:
- Esse aqui mostra um repórter, aparentemente leigo, acompanhando uma sondagem com Hollow e e instalação de poço de monitoramento revestido pelos trados ocos. Para quem viu pouco disso, serve bem para entender o funcionamento básico: https://www.youtube.com/watch?v=BCxP_uSzofs 
- Esse aqui é interessante em muitos aspectos: a neve; o cara instala sozinho o poço; ele faz a amostragem de solo com Single Tube revestido; para isso ele usa o martelo do SPT mecanizado; a amostragem é com amostrador bipartido sem liner; o diâmetro do Hollow é muito pequeno, que impede de instalar adequadamente o poço por dentro dos Trados Ocos, ele tem que tirar tudo para colocar o pré-filtro, o que acaba com a qualidade da instalação. Infelizmente isso tem acontecido cada vez mais aqui no Brasil, com Hollows de pequeno diâmetro. https://www.youtube.com/watch?v=w0by9FstPBI
- Esse é a instalação de um poço pré-montado da Geoprobe, conduzida pelo Wes MacCall. Bem ilustrativo para quem quer saber como isso funciona: https://www.youtube.com/watch?v=DD-hvEnB-9Q


15. Aterro ilegal em MG abrigou aldrin por 4 décadas "só"... e ainda permanece com problemas. Vejam que história absurda: https://reporterbrasil.org.br/2020/12/aterro-de-agrotoxico-proibido-contaminou-solo-e-agua-por-quatro-decadas-em-minas-gerais-diz-mp/ 

16. Postagem interessante no Blog da Geokrigagem, falando do uso da linguagem R para área de plotagem. Bem interessante, recomendo que leiam o Blog todo: https://geokrigagem.com.br/r-na-pratica-parte-20-graficos-em-r/ 

17. Nesse tema, postagem muito legal de Sidney Goveia . Dá pra usar krigagem com meia dúzia de pontos? Aquela sua investigação confirmatória de 3 poços dá para fazer uma análise de tendência, verificar as incertezas? https://www.linkedin.com/posts/sidneysgoveia_cuidado-com-o-diabo-da-geoestat%C3%ADstica-activity-6743219405792018432-al1a/

18. Mais uma notícia absurda, dessa vez aqui em Sorocaba. Alguém jogou simplesmente 88 mil litros de um produto (aparentemente um hidrocarboneto) no lago da principal pista de caminhada da cidade. Acha Inacreditável? Tem coisas que só acontece em Sorocaba: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/saae-retira-32-mil-litros-agua-contaminada-em-lago-no-campolim/?fbclid=IwAR0wsd3Sv_zkVZrX09GrFPSv4DVIm8OOJ5EiPLLJABZihH0NJc-Z-8mq9BU

19. Mais um Degrowth Small Talks, sobre Decrescimento. Bem legal: https://twitter.com/DegrowthTalks/status/1337387223583510530?s=08

20. Gostei demais dessa máquina da Fugro: faz ensaios CPT contínuos, sem a adição de hastes a cada metro, e opera totalmente por controle remoto, sem operador "no pé da máquina". Realmente impressionante, vejam o vídeo: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6743120162846711809/

21. Baita livro legal, para download gratuito, sobre Modelagem Geológica. Realmente muito bom, recomendo que baixem agora mesmo!!!! https://gw-project.org/books/geologic-frameworks-for-groundwater-flow-models/

22. Mais um texto da série: "esses algoritmos e machine learnings vão acabar com a gente": ferramenta "descobre textos cobertos por imagens pixeladas: https://www.linkedin.com/pulse/recovering-passwords-from-pixelized-screenshots-sipke-mellema/ 

23. Fernando Tsukumo age como uma espécie de "Mister M" do mundo corporativo. Ele desvenda as famosas "histórias para boi dormir" também conhecidas como storytelling corporativas. Nesse texto, aquela famosa dos lobos que agem coordenadamente e de modo altruísta: https://www.linkedin.com/posts/tsukumo_suavez-fakenews-teamwork-activity-6743230684187389953-k8lX/

24. Notícia super preocupante: Cantareira atinge menor nível desde a crise hídrica de 2013/14. Estamos em novo momento de rebaixamento dos aquíferos? LNAPL sendo trapeado novamente ou uma janela de oportunidade para recuperação da fase livre? https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/12/07/cantareira-atinge-pior-nivel-desde-fim-da-crise-hidrica-em-sp-e-acende-alerta

25. Ainda nesse tema, cidades do interior, como Itu, fazem rodízio de água para evitar colapso no abastecimento: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/12/cidades-fazem-rodizio-de-agua-no-interior-de-sp-com-baixa-nos-reservatorios.shtml. É correto fazermos o famoso "polígono de restrição" em um cenário desses?

26. Notícia muito curiosa, com impacto no nosso mercado. Reino Unido vai parar de financiar projetos de petróleo, carvão ou gás. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55288358.amp

27. Outra notícia curiosa, mas de outro tipo: vejam que história maluca do homem que viveu isolado em uma ilha por 15 anos. Você teria coragem? https://historiasdomar.com/o-ermitao-que-passou-15-anos-sozinho-numa-ilha-deserta-e-fez-historia/


29. Texto legal, com documento para dowload, da empresa Envirotecnics, que mostra um panorama da qualidade dos solos contaminados no Pais Basco (Euskal Herria) , mostrando alternativas de remediação. Será que nós brasileiros poderíamos contribuir com o GAC daquela região autônoma da Espanha? http://es.envirotecnics.com/empresa/noticias/perfil-ambiental-euskadi-2020-suelos-contaminados/ 

30. Recebi uma dica fantástica do Igor Hirayama e compartilho com todos e todas aqui: um aplicativo que organiza seus trabalhos acadêmicos e relatórios de maneira semiautomatizada , auxiliando muito na formatação. Quem tiver interesse e curiosidade, vejam mais aqui: https://blog.mettzer.com/latex/ 


Por hoje é isso. Aguardo os comentários, sugestões e críticas. Mais uma vez peço que acessem o https://apoia.se/ecdambiental para vocês conhecerem melhor a nossa campanha e, se puderem, contribuírem conosco.

 

 

Se alguém não quiser mais receber as minhas mensagens, é só responder esse e-mail com o texto REMOVER

 

 

Mais uma vez obrigado pela atenção e até a semana que vem

  

Marcos Tanaka Riyis

ECD Ambiental



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias